Geralda Carniel e Centro de Equilíbrio de Energia

Geralda é uma das poucas pesquisadora sobre os princípios da medicina chinesa no Brasil, que procurou traduzir seus conhecimentos de forma simplificada à cultura brasileira. Terapia Frio (Yin)-Calor(Yang).

Nadyr Henriqueta Carniel (Geralda) é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (1963). A partir da década de 80 dedicou-se aos estudos de Yoga, Tai-Chi-Chuan e especializou-se em estudos do corpo humano, identificando-o como energia, depois que traduziu o Tratado de Medicina Chinesa em Francês de Van Nghi- Docteur Nyuyên, Cópia do Original não editado no Brasil e o Livro de Acupuntura do Imperador Amarelo, Editora Minerva-Lisboa, 1975.

Estuda e aplica há mais de 20 anos os conhecimentos do Tao da Cura em benefício da saúde das pessoas. Seu método utiliza os recursos da natureza para equilibrar: água quente e frio, sal e gelo.

A vida desta terapeuta, autora dos livros Cartilha para o Equilíbrio da Saúde(1992), "Frio-Calor": Causa do Desequilíbrio da Saúde (1997) e agora Promoção da Saúde em Harmonia com as Leis do Universo, foi marcada pela dedicação ao próximo.

Há 24 anos criou o Centro de Equilíbrio de Energia para desenvolver e difundir o seu trabalho ensinando e aplicando a terapia. Antes disso foi freira e durante este período criou a entidade filantrópica chamada Sociedade Concordiense de Auxílio Fraterno. Uma tuberculose a afastou do convento e a aproximou das terapias naturais.

Vídeo sobre o Centro de Equilíbrio de Energia




Estudou com o professor chinês Kwong Ming Lai, quando esteve em Curitiba (1979), aprimorou seus conhecimentos com o médico Mauro Carbonar (1983) e sozinha, na sua chacrinha em Piraquara, à luz de vela, traduziu o livro, que na época só existia em francês, sobre o equilíbrio do Yin e do Yang.

A partir daí, Eureka, descobriu o segredo da saúde! 


Assim é Geralda,uma mulher que adotou como filhos a humanidade. Hoje, mesmo de cabelos brancos e as marcas da sabedoria em seu rosto, seus olhos brilham e são perspicazes quando buscam o diagnóstico num problema de saúde na pessoa que a procura para aliviar os seus males.

O livro "Promoção da Saúde em Harmonia com as Lei do Universo", o terceiro da série, é a maneira que encontrou para condensar o seu conhecimento sobre as leis do Universo, harmonia e equilíbrio do corpo e a prática do método Carniel, em mais de 20 anos de experiências, para deixar como legado à humanidade.

7 comentários:

  1. Com muitas dores nas costas, bursite nos quadris e nos ombros, dores no corpo todo, depressão pela perda de meu marido e mãe, me foi indicada a Terapia da Geralda pelo CONSESP-Conselho de Entidades Sociais do Paraná. Em julho iniciei o tratamento com a Geralda. Andava com muita dificuldade, não conseguia subir degraus... para me deitar não tinha posição.... além de muita tristeza e sem vontade de viver. Hoje com 4 meses de tratamento me tornei uma pessoa mais saudável. Caminho bem, uso pouco o elevador, e recuperando minhas energias. Muito obrigada Geralda e equipe.

    ResponderExcluir
  2. Amada Mestre Geralda... Sou eternamente grata por todo aprendizado adquirido convosco. Continuo aplicando o que aprendi consigo... gostaria de obter vossos livros, mas, estou em Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Conheci dona Geralda num vidio da Elza Carvalho fiquei muito interessada na terapia. Moro no interior de SC sou reikiana e tenho um sonho de montar um espaço de apoio ao idoso acho que essa terapia cairia como uma luva.gostaria do watts de alguém para trocar idéias e ter melhores informações. Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Encantada com a sabedoria e humildade de dona Geralda quero muito conhecê-lo Gratidão por partilhar esse dom que Deus a concedeu!

    ResponderExcluir
  5. Dona Geralda boa tarde. Estou procurando contato com a Lenir. Se a sra.tiver favor passar para mim. 991986006. Grato. João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Olá, quero muito adquirir os livros da Dna. Geralda, como posso fazer?

    ResponderExcluir